Snowboard / Ski no Ano Novo.

January 18, 2018

Dicas para comprar e vender um carro na AUSTRÁLIA

December 27, 2017

Subindo o Vulcão Villarrica – Pucón no INVERNO! c/ Snowboard

December 14, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes:
Inscreva-se

Cachoeira e rios na Austrália: Confira 15 atrações naturais da Costa Leste

21/11/2017

Nandroya Falls (Atherton Tablelands, QLD)

 

 

A Costa Leste da Austrália é muito conhecida pelas suas praias paradisíacas em meio a floresta tropical. O meu primeiro post no Weego foi sobre 35 lindas praias que cruzei no caminho! Mas essa densa vegetação também é berço de muitas águas em forma de rios e cachoeiras.

 

Tanto New South Wales (NSW) quanto Queensland (QLD) possuem muitas nascentes que abrigam circuitos de pedra com diversas quedas e poços de água bem clara.

Melhor dica pra quem gosta de cachoeira: pergunte aos moradores locais. Sobre acessibilidade, possibilidades de jump (saltos), etc. Eles são as melhores fontes de informação, sem contar que a troca cultural é ótima!

 

Além dos rios, visitei 11 lindas cachoeiras pela costa leste das quais vou falar com mais detalhes sobre as quedas, poços para mergulho (famosos jumps), trilhas de acesso, etc.

 

 

ATRAÇÕES EM NEW SOUTH WALES

 

O primeiro complexo de cachoeiras que visitamos fica em Byron Bay, NSW. Mas antes disso, demos uma paradinha em Coffs Harbour para nadar nas cristalinas águas do Never Never Creek.

 

 

 

 

1. Never Never Creek (Coffs Harbour, NSW)

 

"Tive de descê-lo com pneu de caminhão .., ao som da mata, na maior paz"

 

Ao sul de Byron Bay, o Never Never Creek, em Bellingen (Coffs Harbour), foi o rio mais marcante pela experiência que tive de descê-lo com câmara de pneu de caminhão durante meia hora (sem exagero), ao som da mata, na maior paz. Até chegar em uma área mais ampla e mais funda do rio, com águas verdes e muito claras, e uma boa corda amarrada na árvore pra quem quisesse fazer macaquice! Depois de pular muito, desci o rio mais um pouco até dar numa corredeira que chegava no ponto inicial. Aquela descida que você quer dar na vida!

 

 

2. Killen Falls (Byron Bay, NSW)

 

 

 

A trilha de acesso é simples (caminhada de dez minutos pela mata e rota de pedras pra acessar a cachu). A queda tem 10 metros e o fundo é de pedras. O poço é amplo e com muuuitos peixes (dá prá vê-los pulando), mas este é raso em diversos pontos, então não rola jump. A gente viu com um local que é possível nadar para trás da queda e ficar nas pedras tomando banho. Vale tentar em grupo e com atenção!    

 

 

3. Minyon Falls (Byron Bay, NSW)

 

 

Você consegue chegar de carro até o lookout (mirante) que dá acesso ao topo da queda de 100 metros! O visu é alto e você consegue ver o vale que o rio forma ao correr entre os dois morros verdes. Vale muito a pena visitar o lookout num fim de tarde e em outro dia de manhã, fazer a trilha de acesso a cachoeira.

 

Há duas trilhas de acesso: uma delas tem início no lookout da cachoeira e é bem acessível, com corrimão e rampas.

 

A outra trilha é no meio da floresta e de nível médio, bem íngreme no começo. A caminhada leva de uma a duas horas e termina num grande poço com grandes pedras e muito vento devido ao ar deslocado pela força da queda monstruosa!

 

 

 

 

4. Whian-Whian Falls (Byron Bay, NSW)

 

 

Se você estiver na região de Byron, visite Nimbin. Uma cidadezinha hippie bem interessante. E, se for à Nimbin, não deixe de ir na Whian-Whian Falls! A cachoeira é próxima à estrada, então é só estacionar o carro e andar um bocado pela trilha que segue uma cerca de arame. Chegando lá, é um lindo rio que desagua numa queda de uns oito metros. Tem jump! Pergunte aos locais e verifique o fundo se quiser pular. O poço é super convidativo pro mergulho!

 

 

ATRAÇÕES EM QUEENSLAND

 

Visitamos outro grande complexo de cachoeiras na região de QLD, tanto na costa da Cassowary Coast, quanto na serra, em Atherton Tablelands. Além disso, a maior ilha de areia do mundo, Fraser Island, faz de Queensland um local imperdível!

 

 

5. Lagos de Fraser Island (Hervey Bay, QLD)

 

"Você pode acampar na beira desses lagos e passar noites sob o céu estrelado e manhãs desertas nesse mar de água doce"

 

 

Chegando em Queensland! Quando penso nas fontes de água doce que conheci na costa leste, não consigo deixar de citar os grandes lagos Mckenzie e Wabbi na Ilha de Fraser. Primeiro, porque os lagos possuem cores vibrantes azul e verde, respectivamente. E, segundo, porque você pode acampar na beira desses lagos e passar noites sob o céu estrelado e manhãs desertas nesse mar de água doce. Mais pra frente,  o que é bastante inusual e muito incrível!

 

 

 

6. Cedar Creek Falls (Airlie Beach, QLD)

 

Já no meio de Queensland, o acesso à Cedar Creek Falls é feito de carro até alguns metros da cachoeira. Isso faz com que o local fique bastante crowd (cheio de pessoas). O poço é grande, mas não achei nada de mais. Vale a pena se você estiver visitando Airlie Beach de carro!

 

 

7. Josephine Falls (Cassowary Coast, QLD)

 

 

No alto de Queensland, Josephine Falls se encontra há 40 min. ao sul de Cairns, próximo à praia. Vale a pena conhecê-la junto com Babinda Boulders, que também fica na costa. A trilha ampla e acessível dá num complexo de poços de águas MUITO claras de tom verde e areia branca. Tem slide (escorrega) e muito espaço pra nadar! No final, tem a maior queda que não é permitido o acesso. É comum ver locais usando o espaço e dando jumps, mas lembre-se de que é proibido e a responsabilidade é sua. A diversão é garantida em qualquer setor do complexo de águas!

 

 

 

 

 

8. Babinda Boulders (Cassowary Coast, QLD)

 

Subindo a costa, chegamos em Babinda Boulders. Um rio de águas verde-bandeira no meio da mata com pedras enormes. O acesso é bem simples e o lugar é lindo como Josephine Falls. Mas quando fomos lá, o local estava parte em obra e haviam muitas mutucas (marchflyes)! Foi difícil ficar, hehehehe. 

 

 

9. Paronella Falls (Mena Creek, QLD)

 

"Como num conto de fadas, a queda cai por baixo de uma ponte, que dá num castelo!"

 

 

Paronella Falls fica em Mena Creek, próximo à serra de Atherton Tablelands e aprox. 1h de Cairns. Como num conto de fadas, a queda cai por baixo de uma ponte, que dá num castelo! O acesso é simples e feito de carro. Pra visitar todas as dependências do castelo, você precisa pagar. Mas a cachu e a ponte são abertas ao público! Não pode entrar na água, e da ponte você pode ver o porquê: enguias de até 2 metros!

Vale a pena conferir essas águas medievais, hehehe.

 

 

10. Milaa-Milaa Falls (Atherton Tablelands, QLD)

 

 

Subindo à linda serra, chegamos em Atherton Tablelands! Há diversas cachoeiras na região, incluindo o complexo de cachoeiras da qual Milaa-Milaa faz parte. O acesso é por uma escada de 100 metros na beira da estrada. A cachu é linda no meio da mata densa verde!

 

 

11. Nandroya Falls (Atherton Tablelands, QLD)

 

 

" Nessa trilha, você pode ver a King Fern ou Giant Fern, a maior samambaia do mundo... Parece dos tempos triássicos! " 

 

Depois de visitar Milaa-Milaa, vale a pena conhecer Nandroya Falls! As duas cachoeiras são próximas uma da outra. Sendo que Nandroya possuem uma trilha de 40 minutos pela rainforest. Nessa trilha, você pode ver a King Fern ou Giant Fern, a maior samambaia do mundo. As folhas chegam há oito metros. Parece dos tempos triássicos! Chegando ao destino, você pode ver uma queda enorme ao fundo de um paredão. O poço, que também é grande, cria um cenário bem marcante!

 

 

12. Malanda Falls (Atherton Tablelands, QLD)

 

Subindo Atherton, chegamos em Malanda, uma cidadezinha na serra em que a cachoeira é acessada pela estrada. Para chegar à queda d’água, basta descer uma sessão de escadas e você encontrará um grande poço com ela ao fundo. Comparando com as demais cachoeiras que visitei, ela é bem singela. Mas como o acesso é simples e ela se encontra no caminho da serra, vale passar rapidinho e dar uma molhada nos pés! 

 

 

13. Daves Creek Falls (Atherton Tablelands, QLD)

 

 

Já no final de Atherton Tablelands, se encontra a linda Daves Creek Falls. A cachoeira fica na cidade de Mareeba e há 1h oeste de Cairns, subindo a serra íngreme. Chegando lá, você percorre 300m e dá no lookout (mirante) da queda, uma cachoeira alta e bem bonita que desagua num vale. Se quiser dar um mergulho, ande mais alguns metros acima da queda e haverá área para piquenique e poços de água clara. Vale o mergulho!

 

 

 

 

14. Crystal Cascades (Cairns, QLD)

 

 

Chegando em Cairns! Crystal Cascades fica na base de uma montanha que abriga o reservatório de água de Cairns. O nome da grande represa é Koppalode Dam e ela fica no alto dessa montanha, rodeada por mata densa. Já na base da montanha, está a Crystal Cascades: um complexo de poços de água muito cristalina. Os poços são muitos bons pra nadar e rola uns jumps pequenos, mas tenha atenção devido às pedras no fundo! O acesso de carro é muito simples e por isso fica um pouco crowd. Mas o complexo de poços é tão grande que sempre rola uma boa pedra pra você e pro seu grupo ficarem na beira dessas águas que dão jus ao nome!

 

 

ACIMA DE CAIRNS

 

Você pode subir pela serra e conhecer Julatten, a última cidade de Tablelands. É um dos melhores locais do mundo para avistamento de aves e abriga cachoeiras ao seu redor. Além disso, se você quiser subir pela costa, chegará em Mossman e em seguida Daintree Forest e Cape Tribulation. Essas são paradas obrigatórias para quem quer tomar banho de rio e mar no mesmo dia!

Vale a pena conferir essa floresta dos tempos de Gondwana, uma das mais antigas ainda existentes e berço da natureza australiana. 

 

 

Muito obrigado e até a próxima!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Leopoldo Bueno é o fundador do Weego 

Quem é? 
  • Posts!
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Aonde tá? 

Innsbruck, AUT

Mari Vergueiro é colaboradora do Weego 

Quem é? 
  • Posts!
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Aonde tá? 

Cairns, AUS

© 2017 by Weego.

  • Grey Instagram Icon

é um projeto que nasceu do fascínio por viagens, culturas e aventuras.

Viajar é tanto momento quanto memória, tanto expressão quanto reflexão.

Weego