Snowboard / Ski no Ano Novo.

January 18, 2018

Dicas para comprar e vender um carro na AUSTRÁLIA

December 27, 2017

Subindo o Vulcão Villarrica – Pucón no INVERNO! c/ Snowboard

December 14, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes:
Inscreva-se

35 praias para curtir pela Costa Leste da Austrália!

27/10/2017

 

Noosa National Park, Queensland

 

 

A Austrália é bastante conhecida pelas suas belezas naturais e cenários exóticos. O clima tropical (semelhante ao do Brasil) favorece a vegetação densa que enfeita as praias e cachoeiras da costa Leste do país. A abundância em sol, água e vida foi um dos fatores que influenciou na minha escolha de visitar esses lugares paradisíacos.

 

Outra coisa importante a se considerar ao viajar para Austrália é a estação do ano e as condições climáticas de cada região. Como eu gosto de surfar, escolhi estar no estado de New South Wales (NSW) no outono, devido ao início dos swells (ondulações) mais fortes. E pensando em fugir do frio, me programei para passar o inverno no estado de Queensland (QLD), que é bem mais quente – mesma latitude do nordeste brasileiro. Se você gosta de praia sem vento e águas calmas, vá no verão – o sol também será mais intenso. Lembre-se que no norte de QLD não há ondas (devido à grande barreira de coral), portanto, não há surf. E fique atento para a época da Box Jellyfish (água viva com toxina fatal), que aparece no norte de QLD de novembro a abril.

 

Gostaria de enfatizar que todas essas praias e cachoeiras foram visitadas de carro, de Sydney até Cairns (2.400km de distância entre as cidades), num período de cinco meses. Para muitos backpackers isso parece muito tempo de viagem na costa leste australiana, mas isso depende do quão a fundo você quer conhecer um lugar.

 

 

ROTEIRO

 

Esse roteiro te possibilita conhecer sete praias e duas cachoeiras novas a cada mês, numa distância litorânea equivalente a de Santa Catarina à Bahia. Irado, né?! Colocarei, portanto, aqui abaixo as listas completas das praias em NSW e QLD e então abordarei os principais pontos turísticos para todos os gostos! 

 

 

PRAIAS PARA CURTIR EM NEW SOUTH WALES (NSW)

 

 

  1.    Palm Beach (Sydney)

  2.    Sydney Beaches

  3.    Manning Point

  4.    Crescent Heads

  5.    Hat Head

  6.    Park Beach

  7.    Bundagen Beach

  8.    Boambee Beach

  9.    Brooms Head

10.    Path’s Beach

11.    Angel’s Beach

12.    Lenox Head

13.    Byron Bay

14.    Sharpes Beach

15.    New Brighton Beach

16.    Brunswick Head

17.    Tyagarah Beach

18.    Tallow Beach

19.    Broken Head

 

 

SYDNEY

 

As primeiras praias que visitei foram em Sydney, mas confesso que foi um lugar que eu pouco busquei conhecer. Sou de cidade grande e já esperava que fossem ser lindas praias badaladas, com bastante estrutura comercial. Pra quem gosta desse tipo de conforto, vale muito a pena! Vai gente do mundo inteiro e o sol não é tão intenso no inverno. Fizemos um dia de praia em Palm Beach (norte de Sydney) e em outro dia fizemos um circuito de carro (recém comprado, uhul!!!) pelas praias do sul. Foram elas: Bondi Beach, Coogee Beach, Maroubra Beach e algumas pequeninas na região – só jogar no Google Maps. São ótimas pra pegar sol e onda! 

 

                       Palm Beach (Norte de Sydney, NSW)

 

 

SUBINDO A COSTA

 

A maioria das praias a seguir é mais alternativa e menos conhecida. Seguimos pra norte e passamos por Manning Point (onde se pode andar de 4x4 nas areias). Em seguida, Crescent Heads (estacione no Surf Club e você terá vista panorâmica da praia com o rio desembocando no mar, foi uma das mais bonitas da viagem).

Um pouco mais ao norte há o Hat Head Nacional Park, é possível visitá-lo de carro e inclusive 4x4 em certos pontos da praia. O lookout (mirante) no alto do morro com visual pro mar é incrível! 

 

 Manning Point (próximo à Taree, NSW)

 

 

COFFS HARBOUR

 

As praias na região de Coffs Harbour são boas pra surf e esporte em geral. Boambee Beach foi onde eu surfei pela primeira vez na viagem e tem um lookout de toda a praia e da galera pegando onda, é lindo! Se você gosta de velejar, Park Beach, ao lado da Marina de Coffs, é um bom lugar. Tive a oportunidade de velejar pela primeira vez lá, durante uma corrida de barcos (famosa regata), foi bem emocionante!

 

         Boambee Beach (Coffs Harbour, NSW)

 

 

“Os banhos no lago e na praia eram nus e descontraídos, era comum se ver golfinhos e a gente catava ostra pra comer à noite na fogueira sob o céu estrelado ao som do violão.”

 

 

Bundagen foi uma praia que me marcou muito por todo o contexto roots do local: ela está intocada dentro de uma comunidade numa Reserva Ecológica. Nós ficamos uma semana ajudando a comunidade e morando no local, em troca de comida e aprendizado. Se você tiver interesse em permacultura (agroecologia, fontes alternativas de energia e estilo de vida sustentável), é um lugar bem maneiro pra se conhecer – e ainda ganha praia de brinde!

 

 

 Bundagen Community (próximo à Coffs Harbour, NSW)

 

 

EM DIREÇÃO À BYRON BAY

 

Brooms Head e Path’s Beach são duas praias lindas dentro de reservas ecológicas e praticamente desertas. Dá pra ficar o dia todo sem ver ninguém! Brooms Head tem rio desaguando no mar e ambas são com vegetação de restinga, o que chama muito pássaro! 

 

 

          Patchs Beach (Ballina, NSW)

 

 

CHEGANDO EM BYRON BAY

 

Ótima parada para os surfistas. Tanto Main Beach quanto The Pass são bons para aprender a surfar, mas é bem crowd! Tallow Beach também vale a caída quando Main Beach e The Pass não estão funcionando.

 

 O melhor pico alterno em Byron, pra mim, foi Broken Head. Além de belíssimas valas em toda a praia, os morros e a vegetação ao redor fazem desse lugar um refúgio natural único.

 

Ao redor de Byron Bay há vários picos alternativos, vazios e com ótimas valas: se já é experiente não deixe de ir em Lennox Head (o pico é pelas pedras do lookout, pergunte aos locais); Sharpes Beach fica ao sul de Lennox e é outra praia maneira pro surf.
Flat Rock é o nome do pico. Onda rápida, bem buraco, mas abrindo.

 

 

 “A única vez que fui lá, surfei com golfinhos, INESQUECÍVEL!”

 

                Lennox Head (sul de Byron Bay, NSW)

 

 

Lembrando que todas essas praias almejadas pelos surfistas são sensacionais em questão de beleza natural, muita vegetação em volta e aves nativas. São todos ótimos picos pra esticar a canga e pegar um sol, bater uma bola ou dar uma corrida na areia!

Byron Bay tem um pôr do sol maravilhoso que pode ser visto da praia de camarote!

 

 

 

 

OUTRAS PRAIAS NA REGIÃO DE BYRON BAY

 

 

New Brighton Beach (aproveite para ir no dia do Market local da região, é tipo uma feira com produtos locais). Brunswick Head é a praia na sequência. Tyagarah Beach é linda e faz parte de uma reserva ao norte de Byron - se você chegar em Main Beach (Byron Bay) e for caminhando pra norte, você chega lá e dá pra ir de bike pela areia!

 

 

CACHOEIRAS EM BYRON BAY

 

 

Além das belíssimas praias, Byron Bay abriga cachoeiras incríveis com trilhas pela rainforest. O acesso à algumas das cachus também pode ser feito de carro com pequena caminhada, o que favorece à todos os públicos. Leve repelente ou incenso de citronela!

 

Em breve farei uma postagem especialmente para as cachoeiras e rios de águas cristalinas pra curtir na Costa Leste australiana. Aos interessados em água doce, fiquem ligados!!! 

 

 

Chegando em Queensland! 

 

 

PRAIAS PARA CURTIR EM QUEENSLAND (QLD)

 

 

20.    Surfer’s Paradise

21.    Coolangatta

22.    Burleigh Beach

23.    Palm Beach (Gold Coast)

24.    Kings Cliff

25.    Noosa Beach

26.    Sunshine Beach

27.    Airlie Beach

28.    Conway Beach

29.    Dingo Beach

30.    Gangers Beach

31.    Mission Beach

32.    Etty Bay

33.    Bramston Beach

34.    Coconut

35.    Ella Bay

 

 

GOLD COAST

 

O paraíso dos praieiros! Todas as praias são boas pra pegar sol, se exercitar e, claro, surfar! Gold Coast é uma grande cidade, com estilo bem praieiro, então as praias são frequentadas por gente do mundo todo. Surfer’s Paradise fica bem no meio de Gold Coast, então é bem aberta e costuma ventar. Rola surf, mas, pra mim, fica longe de ser o melhor pico.

 

Eu achei a parte sul de Gold Coast muito irada, as praias têm pedras nos cantos, o que faz um cenário bacana. Coolangatta é a “town” de Gold Coast mais ao sul, onde rolam ALTAS ondas. O pico é conhecidamente chamado de Snapper Rocks (quintal do surfista australiano Mick Fanning), é repleto de pedras e você precisa ter experiência. Eu peguei ali as melhores ondas da minha viagem e super recomendo! 

 

 



Até pra quem não surfa, a praia de Coolangatta é uma delícia pra pegar sol e dar uma alongada. Eu particularmente adoro ver os pros surfando! Tem um lookout ali perto com um visual panorâmico que vai do fundo de Snapper Rocks e dá boa noção de como se formam uma das mais longas direitas do mundo. Dá pra chegar por cima do lookout de carro e estacionar ali pra curtir a praia. O pôr do sol de lá de cima é sensacional!

 

              Coolangatta Beach (Gold Coast, QLD)

 

 

 

OUTRAS PRAIAS EM GOLD COAST

 

Outro lugar lindo ali perto é Burleigh Beach. Tem um gramadão mais ao alto com vista pra praia e dá pra fazer pique-nique e pegar um sol. Rola onda! Assim como em Palm Beach, que achei linda devido ao rio desaguando com vegetação de restinga em volta.

Kings Cliff é uma praia um pouco ao Sul de Gold e boa alternativa pra quando a ondulação não está boa. Tem vários pinheiros e é ampla, dá pra ver o pôr da areia!

 

 

              Burleigh Beach (Gold Coast), QLD

 

 

SUNSHINE COAST

 

A seguir, fomos direto para as praias de Noosa, em Sunshine Coast. Noosa tem um Parque Nacional beirando a costa. A caminhada é pelo meio da mata e com o visu das águas azuis e do complexo de praias. É sensacional! Se você seguir até o final da caminhada, vai dar em Sunshine Beach, uma praia super extensa e boa pro surf. 

 

 

            Noosa National Park, QLD

 

 

Não dá pra deixar de comentar que praia de Nossa é linda e ótima pra passar o dia. As ondas que quebram no canto chamado Noosa Heads são excelentes! Tem que saber surfar e tomar cuidado, tem lugares tão rasos que você espera a onda dando pé nas pedras! 

 

 Noosa Beach, QLD

 

 

NO MEIO DE QUEENSLAND

 

As ondas se acabam devido à maior barreira de coral do mundo! O passeio à barreira pode ser feito a partir das próximas praias, mas é mais comum se conhecer mais ao norte por Cairns ou Port Douglas.  

 

Antes de chegar na próxima praia, passamos por Fraser Island, a maior ilha de areia do mundo! Reservarei um post especial para falar do trekking de uma semana na ilha!

 

Chegamos em Airlie Beach é uma praia linda, com uma ilha à frente que se pode alcançar na maré seca. Além disso, outra atração é o barco naufragado próximo à essa ilha, que dá um ar pirata ao local, haha. É um lugar bem conhecido por passeios de barcos nas ilhas próximas e na barreira, como Whitsundays Islands. Também é um bom lugar pra velejar. Conway Beach e Dingo Beach são praias próximas com água azul sem onda, vento quente e muitos coqueiros, dando um ar bem baiano ao local. 

 

 

CASSOWARY COAST

 

Mais acima e na nossa última parada, chegamos na famosa Cassowary Coast, onde pudemos ter a sorte de encontrar a ameaçada avestruz azul australiana. As praias possuem a vegetação bem protegida e águas quentes. Mission Beach é uma das praias mais famosas da região por conta dos saltos de skydive, é bem longa e repleta de coqueiros. Em seguida vem a minha preferida da região: Etty Bay. Já vi cassowaries lá várias vezes e a praia é linda, é bem pequena com pedras cercando os dois lados. Coconut, Bramston Beach e Ella Bay estão próximas e também são refúgios de rainforest australiana e muito sol!

 

Alerta: Fique atento ao estacionar carros pretos por conta das cassowaries, que vêem o prório reflexo e podem atacá-lo incessantemente por conta do territorialismo. Parece loucura, haha, quando eu ouvi essa história achei exagero. Mas aconteceu com o meu Astra preto, foi bem surreal e inesperado. Mas o dia estava lindo :)  

 

 

                Bramston Beach (sul de Cairns, QLD)

 

AO FINAL

 

 Se quiser dar um passeio de águas doces pra tirar todo esse sal, pode optar pelas cachoeiras incríveis que ocorrem na região de Atherton Tablelands ou ao redor de Cairns. Algumas com águas bem cristalinas, vale super a pena conferir!

 

 

Mari Vergueiro é uma carioca apaixonada por animais e pela natureza e sustentabilidade. Recém graduada em Ciências Ambientais pela UNIRIO, decidiu viajar para explorar o mundo enquanto faz as coisas que mais ama!

 

 

 

Atualmente está na Austrália e em breve passará um tempo na Indonésia para novas aventuras.

Esse é o primeiro post da Mari no Weego!


Siga a Mari no Insta! 

@nadmari.au


 @mariivergueiro

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Leopoldo Bueno é o fundador do Weego 

Quem é? 
  • Posts!
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Aonde tá? 

Innsbruck, AUT

Mari Vergueiro é colaboradora do Weego 

Quem é? 
  • Posts!
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Aonde tá? 

Cairns, AUS

© 2017 by Weego.

  • Grey Instagram Icon

é um projeto que nasceu do fascínio por viagens, culturas e aventuras.

Viajar é tanto momento quanto memória, tanto expressão quanto reflexão.

Weego