Snowboard / Ski no Ano Novo.

January 18, 2018

Dicas para comprar e vender um carro na AUSTRÁLIA

December 27, 2017

Subindo o Vulcão Villarrica – Pucón no INVERNO! c/ Snowboard

December 14, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes:
Inscreva-se

Dicas para comprar e vender um carro na AUSTRÁLIA

27/12/2017

Quando custa um carro na Austrália?

Principais dicas para economizar, viajar barato e não cometer erros na hora de comprar e vender um carro durante sua viagem pelo país!

 

"Comprar um carro na Austrália é muito mais viável do que se pensa!"

 

 

 

Comprar um carro na Austrália é muito mais viável do que se pensa!

Na época em que planejei a minha viagem pela costa leste australiana, achei poucas informações sobre a compra de carros usados e principalmente quanto custa, de fato, adquirir um veículo.

 

Colocarei aqui, portanto, de forma bem sucinta: quanto custou comprar, manter e vender o meu possante! Para que assim, outras pessoas possam se planejar melhor e calcular os gastos “na ponta do lápis”.

 

 

QUE TIPO DE CARRO COMPRAR

 

Caravan, 4x4, ou um carro comum?

A escolha do tipo de carro vai depender do seu tipo de viagem. 

 

 

 

 

Saiba que também existe caravan 4x4, ou seja, uma boa casa móvel que chega em qualquer lugar, inclusive no deserto. Mas lembre-se, não é um carro muito comum de se arrumar e isso vai te custar caro, tanto pra comprar, quanto pra manter.

 

Você também pode dormir num 4x4, ele só não é próprio para isso. E se você quiser viajar de caravan, saiba que existem locais próprios para pernoite e, muitas vezes, são pagos – como um estacionamento. Por lei, você só pode dormir em locais pré-estabelecidos. Muita gente simplesmente estaciona o carro numa esquina escura e dorme, mas saiba que você pode ser multado se te pegarem.

 

 

DICA: Faça o download do aplicativo WikiCamps. Nele você encontra um mapa com campings e seus valores, inclusive aqueles gratuitos. Baixe também o FuelMap, dá os valores da gasolina em postos espalhados pelo país!

 

 

A Minha Escolha

 

 

 

Eu escolhi um carro comum. Minha principal razão foi realizar uma viagem com custo mínimo. Eu consegui rodar quase 15 mil quilômetros em nove meses, desde Sydney até norte de Cairns (Cape Tribulation).

 

Houveram algumas poucas noites em que eu dormi no carro por falta de opção, mesmo sendo ilegal. Há uma lei australiana que diz para você não dirigir cansado e, caso me pegassem dormindo, usaria esse argumento a meu favor. Por sorte minha, nada aconteceu! Também comprei um fogareiro e fiz diversas refeições acampando com barraca e meu possante. Resumindo, dá pra você adaptar o seu carro às suas demandas!  

 

"Somando todos os gastos e subtraindo o valor da venda, o carro custou $16 dólares por dia!"

 

 

Comprando o Seu Carro

 

O principal site de compras e vendas online da Austrália é o Gumtree. No Brasil, existem muitos sites semelhantes, como o Mercado Livre, etc... Mas o Gumtree é amplamente usado pela maioria dos australianos e turistas, então funciona super bem!

Nele, você encontra tudo: geladeira, cachorro, oportunidades de emprego e, inclusive, carros.

 

  • ACESSE O SITE DO GUMTREE AINDA NO BRASIL

 

Antes de chegar na Austrália, eu já comecei a me aventurar no site para fazer pesquisa de preços, aconselho isso à todos. O que eu não sabia muito bem era que marca escolher. E por isso, comecei a procurar marcas populares no Brasil (Ford, Chevrolet, etc). Meu erro foi não ter me questionado que, talvez, elas não fossem populares na Austrália!

 

  • PROCURE PELAS MARCAS AUSTRALIANAS

 

"Comprando um carro popular australiano, você vai economizar bastante com manutenção, pois as peças são super em conta"

 

Sim, aquelas marcas que você nunca ouviu falar na vida. Enquanto pesquisei por carros no Brasil eu não dei a mínima para elas e cheguei a descartar boas ofertas devido ao preconceito de não conhecê-las.

Holden é a Chevrolet australiana, e essa acabou sendo a minha escolha. Mazda também é uma marca australiana e popular. Comprando um carro popular australiano, você vai economizar bastante com manutenção, pois as peças são super em conta!

 

 

 

  • PROVAVELMENTE VOCÊ COMPRARÁ UM CARRO NO MESMO DIA DE VER A OFERTA

 

Não se apegue as ofertas bacanas ainda no Brasil, porque elas vão sumir.

Os carros são ofertados e vendidos rapidamente, então o bacana de entrar no site é pra ter uma ideia de ofertas e preços. Depois de pesquisar muito no Gumtree, eu acabei escolhendo algo totalmente diferente do que eu havia pensado no Brasil. E isso foi bom, porque eu já tinha uma noção de preço por qualidade do carro.

A rotatividade das ofertas é muito grande, então aconselho que escolha uma faixa de preço e fique preparado para comprar. E não pense muito, por mais estranho que isso seja! Eu perdi uma boa oferta de carro ao ficar de enrolação querendo ter certeza de que aquela opção era boa. No mesmo dia, o carro foi vendido!

 

 

  • UMA BOA MÉDIA É DE 20 MIL KM POR ANO DE CARRO

 

Ou seja, meu carro (ano 2001) tinha 16 anos e 116 mil quilômetros rodados. Isso dá menos de 10 mil quilômetros rodados por ano, ou seja, uma boa escolha. Carros com mais de 200 mil quilômetros rodados, independente do ano, já são uma escolha mais arriscada. 

 

 

 

  • PECHINCHE O PREÇO DO VEÍCULO!

 

Isso é super comum e eles esperam que você vá pedir um desconto. Eu consegui uma barganha de $400 mais um pneu ao comprar o meu carro! Na hora de vendê-lo, coloquei o valor mais alto do que pretendia, pois já esperava por isso.

 

 

AFINAL, QUANTO CUSTA UM CARRO?

 

Vou colocar aqui a minha experiência com o meu carro.

 

Eu comprei um Astra Holden preto hatchback (aquela traseira curta), duas portas, ano 2001, com 116 mil quilômetros rodados.

 

Um carro bem barato para se comprar, econômico em questão de gasolina. Escolhi hatchback porque é mais compacto. Pude encaixar duas pranchas com o banco de trás deitado e mais um bocado de tralha. Além disso, o fato de ter apenas duas portas barateou muito o valor do veículo.

 

 

Vou explicar com mais detalhes as anotações acima, todas em AUD (dólares australianos):

 

COMPRA E VENDA: O carro foi comprado por $1700 e vendido, 9 meses depois, pelo mesmo valor – $1700. Sim, foi um ótimo negócio!

 

GASOLINA E MANUTENÇÃO: Também acrescentei o valor de gasolina gasta nos nove meses, $1800, e gastos gerais de manutenção, quase $600 – espere por esse tipo de coisa.

 

MULTAS: E pra ser mais realista ainda, coloquei o valor de duas multas, um pouco mais de $400. As duas multas ocorreram no último mês com o carro em Queensland!

Leve super a sério os limites de velocidade, observe que as multas são bem altas!

 

BUROCRACIAS E TRAMITES:

Observe que o carro custou $1700. Mas com os documentos necessários, ele custou um pouco mais de $3000.

Isso inclui:

  • REGO: Registro do carro. O valor varia com o modelo do carro. É obrigatório. Quando comprei o meu carro, ele estava com o registro vencido há um mês e por isso tive que pagar por isso. Então SEMPRE pergunte se o carro tem registro. Geralmente eles colocam essa informação na oferta de venda.

 

  • TRANSFER: uma taxa baratinha para se trocar o nome do proprietário do veículo. Ou seja, transferir o carro para o seu nome. Obrigatório.

 

  • INSURANCE: Seguro contra terceiros. Sim, é obrigatório! E caro! Custa de $700 a quase $1000. Varia com o modelo do carro e não da seguradora.

 

  • e-Safety + Token: Ufa, esse não é obrigatório! Mas vale a pena. Simplesmente porque os pedágios na Austrália são automáticos e quase invisíveis. São uns grandes postes que ficam espalhados na cidade – que eu saiba não tem na estrada – geralmente ao passar por túneis. E se você não tiver um desses colado no seu carro, você tem que entrar no site e pagar. Ou seja, você tem que saber que passou por um pedágio OU ficar entrando no site toda hora. Ou, você pode acabar sujando o seu nome. Mais fácil ter um desses, rs. 

 

 

QUANTO CUSTOU O CARRO

 

Somando todos os gastos e subtraindo o valor da venda, o carro custou $16 dólares por dia!

 

Isso é sério! Eu estou viajando com um amigo, então isso custou $8 para cada um por dia. Se você viajar sozinho, já vale a pena. Quanto mais gente botar dentro, melhor! Mais em conta e mais divertido, hehe.

 

 

VENDENDO O SEU CARRO

 

PROGRAME-SE PARA VENDER PELO MENOS UM MÊS ANTES DO FIM DA VIAGEM

 

Anuncie o seu carro no Gumtree, com todas as especificações, quilometragem, etc. Muita gente vai vir falar com você, e você vai quase vende-lo diversas vezes. No meu caso, eu anunciei com antecedência e coloquei o dia do pick up (retirada do veículo) faltando uma semana pra ir embora. Isso quase me serviu pois muita gente se interessou, mas também me deu dor de cabeça, pois muita gente ficou com o pé atrás de dar a grana e eu sumir.

 

FIQUE ATENTO SE VOCÊ COMPROU O CARRO EM UM ESTADO E VAI VENDER EM OUTRO

 

No meu caso, eu comprei em Sydney, NSW (New South Wales) e vendi em Cairns, QLD (Queensland). Algumas questões quanto a isso:

 

  • Os carros valem mais em NSW do que em QLD: Se eu tivesse feito a viagem ao contrário, de QLD pra NSW, eu teria gasto ainda menos com o carro. Fica a dica!

 

  • As leis de um estado são diferentes do outro: diversas burocracias que eu não sabia acabaram surgindo, como o REGO de NSW não valer em QLD e, assim, não adiantou de nada eu colocar essa informação no anúncio de venda. Além disso, eu tive que tirar a placa ao vender o carro, pois vendi sem vistoria (eles chamam de “as is condition” – pesquise sobre, é uma alternativa dentro da lei que te economiza uma grana). Isso custa uma grana pra quem vai comprar o carro. Fique atento a essas pequenezas que acabam ficando grandes na hora de vender o seu possante.

 

  • A vistoria: em NSW é uma vez por ano, mesmo o carro sendo do mesmo dono – assim como no Brasil). Em QLD, a vistoria é exigida apenas na compra e venda de um carro. Ou seja, os carros de QLD podem ficar anos sem vistoria se o dono for o mesmo! Vendi o carro sem vistoria e esse processo é legal. Para isso, você faz uma carta dizendo que o carro está sendo vendido em “as is condition” e pede para o comprador assinar. Daí você tira a placa do carro e pronto! Caso haja algum problema no futuro, você tem a carta como prova legal de que o comprador aceitou o tipo de oferta. Eu fiz assim porque ia me sair caro fazer a vistoria. Vendi o carro mais barato do que pretendia e o comprador fez a vistoria no mesmo dia. Saímos todos felizes e foi ele próprio quem tirou a foto da gente com a placa na mão! Iha!!!!

 

 

Só para finalizar, gostaria de enfatizar, novamente, que vale MUITO a pena comprar um carro na Austrália! Foi o meu primeiro carro, com 24 aninhos!

 

Eu aprendi muito sobre manutenção, já que era um carro usado e de vez em quando ele dava umas esquisitices, só pra fazer a viagem mais emocionante, rs. O mais importante a se atentar são as burocracias que aqui citei. Então pesquise em outros sites, nunca é demais! E garanto: a diversão é garantida e a liberdade de poder rodar pra onde quiser não tem preço – ou até tem, mas é bem barato!

Agarre a oportunidade de ter seu próprio carro e caia na estrada! Ah, não se esqueça, é mão inglesa!!!!!

 

 

 

OBS: se devolver a placa para o Governo, você ainda ganha uma graninha de volta! Adoro!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Leopoldo Bueno é o fundador do Weego 

Quem é? 
  • Posts!
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Aonde tá? 

Innsbruck, AUT

Mari Vergueiro é colaboradora do Weego 

Quem é? 
  • Posts!
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Aonde tá? 

Cairns, AUS

© 2017 by Weego.

  • Grey Instagram Icon

é um projeto que nasceu do fascínio por viagens, culturas e aventuras.

Viajar é tanto momento quanto memória, tanto expressão quanto reflexão.

Weego